top of page

Medo de Voar - A tecnologia a seu favor.

A Realidade Virtual (RV) se situa como uma ferramenta especialmente adequada para o tratamento da fobia de voar, por não ser tão custoso e complexo quanto uma exposição ao vivo, nem depende da capacidade imaginativa do paciente como no caso da exposição imaginária. Além disso, a RV permite que o terapeuta possa controlar parâmetros distintos como a duração, as condições climáticas, etc.

Em uma revisão sistemática de investigação sobre o uso da RV para o tratamento da fobia de voar Costa et al. (2008) falaram que a terapia cognitiva comportamental combinada com técnicas de relaxamento e a exposição com realidade virtual resulta de forma muito eficaz para o tratamento da fobia de voar. Além de demonstrar a efetividade do uso da realidade virtual como única linha de tratamento para fobia de voar a curto-longo prazo (Botella et al. 2004)

No protocolo de atendimento o paciente passa por ambientes que variam do menos ansiogênico até o mais ansiogênico, além de ser trabalhado a flexibilização dos pensamentos negativos provenientes do medo e da ansiedade.

No decorrer do tratamento, o paciente vai migrando de cenário com dificuldades distintas (baixa até alta).

Fonte:

Botella, C., Osma, J., García-Palacios, A., Quero, S. & Baños, R.M. (2004). Treatment of Flying Phobia using Virtual Reality: Data from a 1-Year Follow-up using a Multiple Baseline Design. Clinical Psychology & Psychotherapy, 11(5), 311-323.

Da Costa, R.T., Sardinha, A. & Nardi, A.E. (2008). Virtual reality exposure in the treatment of fear of flying. Aviation, Space, and Environmental Medicine, 79(9), 899-903.

Manual de Miedo a Volar - Psious

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page