top of page

Medo de Dirigir - Amaxofobia


O sistema de classificação dos transtornos mentais define a fobia de dirigir (Amaxofobia) como um tipo situacional dentro das fobias específicas. Tem como característica um medo intenso e persistente de dirigir que aumenta conforma a antecipação ou exposição, podendo haver uma recusa em dirigir, evitando situações que abrangem condução, sente pânico, terror ou extremo pavor apenas pelo pensamento de dirigir.

Há uma série de variáveis que influenciam na intensidade da reação emocional. As mais importantes são: lugares, características da estrada, velocidade, condições atmosféricas, intensidade do trânsito, distância a percorrer, dirigir sozinho ou acompanhado, tipo de veículo, etc.

A Realidade Virtual resulta ser uma boa alternativa a respeito das técnicas tradicionais de exposição para o tratamento da fobia de dirigir. A diferença da exposição ao vivo, a realidade virtual permite uma padronização e controle dos parâmetros nas sessões de exposição.

Além disso, esta tecnologia é particularmente útil para repetir a exposição quantas vezes for necessário para situações que são imprevisíveis ou de duração limitada. E levando em conta que o tratamento é realizado na consulta com o terapeuta, a realidade virtual elimina a possibilidade de sofrer um acidente.

Agende sua consulta clicando aqui

Fonte: Manual medo de dirigir – Psious

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page