TPN - Tensão Pré Natal
Todo fim de ano é comum ouvir no setting terapêutico a seguinte frase "Não fiz nada esse ano!" como ponto de conversa. Mas será que é bem assim?
Final de ano nos indica o fim de um ciclo, sabemos que muitas coisas que planejamos não saiu como imaginávamos e isso gera uma grande frustração. Gosto muito de conversar com meus clientes no sentido de levantar evidências que caminham contra essa ideia.
Percebo que a maioria das pessoas esperam que coisas grandes aconteçam, parece que apenas elas têm valor mas deixamos de observar e sermos gratos por todos os desafios superados, as pequenas vitórias. Uma batalha não se vence de um dia para o outro, mas sim a partir de pequenas vitórias ao longo do caminho.
Vale a pena pontuar que a frase "não fiz nada esse ano" é considerado um erro cognitivo, ou seja, é apenas uma forma distorcida de ver a situação, nesse caso é um pensamento dicotômico, tudo ou nada.
Nessas horas levantamos junto com o cliente as coisas boas e os movimentos feitos por eles. Pode ser dar inicio a uma atividade física, fazer uma viagem em grupo, retomar os estudos, conseguir organizar a casa, conseguir se impor e se expor um pouco mais no trabalho, ter conseguido controlar a ansiedade, controlar a raiva, ter passado de ano da escola, conseguido parar para pensar antes de agir de forma impulsiva, iniciar um novo relacionamento, etc.
Todos esses movimentos indicam um processo de melhora e precisa ser valorizado, precisamos entender que não é porque não saiu como o esperado que deu errado, temos que aprender a lidar com os novos desafios que a vida nos traz.
