UM NOVO TIPO DE ATENDIMENTO, O ONLINE


Vivemos em um tempo caracterizado por movimento, fluidez e flexibilidade. Somos, cada vez mais em nossos consultórios, confrontados com as inovações impostas por esta sociedade hipermoderna e precisamos nos adaptar.

Em Junho de 2014, cerca de 3 bilhões de habitantes (42% da população mundial) no mundo eram usuários de internet. Somente no Brasil, em dezembro de 2013, cerca de 110 milhões de pessoas tinham acesso à internet. Com o aumento do uso da internet, somos cada vez mais solicitados em nossos consultórios a aderir esse tipo de comunicação. E-mail, mensagens de celular, procura pela internet fazem cada vez mais parte do dia a dia de nossa prática.

Desde o início, havia um questionamento se as terapias realizadas pela internet seriam tão eficazes quanto as realizadas face a face. Uma série de estudos mostram evidências positivas no tratamento de transtornos como depressão, pânico, estresse pós-traumático, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, entre outros. Estudos também mostram resultados semelhantes quando compararam a terapia virtual com a terapia face a face, especialmente em terapia cognitivo comportamental, psicoeducação e terapia comportamental.

Outro fator importante é a capacidade de se desenvolver uma relação terapêutica à distância. Estudos e relatos de atendimentos online têm mostrado ser possível estabelecer um vínculo através desse método, com resultados, por vezes, semelhantes entre os tratamentos presenciais e à distância.

Agende sua consulta online clicando aqui

Fonte: Novas abordagens terapêuticas – terapias on-line.

Posts Em Destaque